Nesse dia 20 de julho, data em que se comemora o Dia do Amigo, vamos homenagear Ieda Maria Brutto Vargas, nossa primeira Miss Universo.
Ieda elegeu-se Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, no qual foi realizado no Maracanãzinho, Rio de Janeiro e transmitido pela TV Tupi no dia 22 de junho desse mesmo ano. Vinte e quatro candidatas disputaram o concurso.
No dia 20 de julho de 1963 Ieda tornou-se a primeira a ganhar o concurso de Miss Universo, realizado em Miami Beach, Flórida, recebendo a coroa e a faixa da Miss Universo 1962, Norma Beatriz Nolan.
Na época Ieda chegou a ser convidada para trabalhar no cinema, mas ela recusou o convite. Casou-se em 1968 com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos.
Em 1964, na 4ª faixa do LP Gaúcho Autêntico, Teixeirinha homenageou a gaúcha Ieda Maria Vargas com a faixa de nome Miss Universo 63, tal foi a repercussão do sucesso da então Miss Universo. Um trecho da música mostra claramente este fato:
"Ieda Maria Vargas
No Brasil estorou a fita
Tem só dezoito anos
A mais linda senhorita
Chegou lá no estrageiro
Também saiu favorita
Venceu! É Miss Universo!
Moça mundial, mais bonita!"
Finalistas do Miss Universo 1963
1º lugar: Ieda Maria Brutto Vargas - Brasil
2º lugar: Aino Korva - Dinamarca
3º lugar: Marlene Margareth McKeown - Irlanda
4º lugar: Lalaine Betia Bennett - Filipinas
5º lugar: Kim Myoungja - Coréia do Sul
Parabéns aos gaúchos que em 1963, um ano depois da argentina Norma Nolan, conquistou para o Brasil, de forma aguerrida, o título de Miss Universo, com belo traje, com belo vestido de gala azul, com belo sorriso, com juventude e beleza diante de um TOP 5 com desafiantes a altura. Parabéns por saber falar inglês e ser das famílias do Estado do Rio Grande coincidentemente apenas no nome com a força de Vargas. Elegante sempre, soube encarnar o papel de Miss Universo, foi orientada para isso. Parabéns.
ResponderExcluir