sábado, 28 de fevereiro de 2009

As Duas Veras




Vera Regina Ribeiro foi a segunda miss carioca a receber a faixa e coroa de Miss Brasil em 1959, em concurso realizado no antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro) então Capital do Brasil.
No concurso de Miss Universo realizado em Long Beach, Califórnia (EUA), foi a quinta colocada, o que fez com que o Brasil, pelo terceiro ano consecutivo, ficasse entre as cinco finalistas no concurso internacional, vencido pela japonesa Akiko Kojima.
Vera Lúcia Fischer, catarinense de Blumenau, se tornou Miss Brasil com apenas 17 anos de idade, em 1969. Nos anos 70 se tornou atriz de cinema, durante as filmagens de As Fêmeas (1972), conheceu Perry Salles, com quem ficou casada durante 15 anos e é pai de sua filha Rafaela (nascida em 1979).
Em 1977 foi convocada para participar da novela Espelho Mágico, em que parodiava sua própria trajetória ao interpretar uma miss que virava atriz. A trama de Lauro César Muniz marcou sua primeira parceria com Tarcísio Meira. Com o eterno galã ainda fez Os Gigantes (1979), Brilhante (1981) e Pátria Minha (1994), a minissérie Desejo (1990) e o filme Amor Estranho Amor (1982).
Em 2007, Vera lançou um livro de memórias de sua infância, chamado A Pequena Moise, e fez sua primeira exposição de pinturas e cologens, e batizou como Fêmea. No mesmo ano a atriz debutou com diretora de teatro, com a peça Confidências, escrita por seu ex-marido e melhor amigo Perry Salles. Atualmente está na novela das 21 horas da Rede Globo, Caminho das Índias.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mário de Andrade - 1893 - 1945

MÁRIO RAUL DE MORAIS ANDRADE é filho de Carlos Augusto de Moraes Andrade e Maria Luísa Leite Moraes Andrade e nasceu no dia 9 de outubro de 1893, na Rua Aurora, 320, em São Paulo. Representante fundamental do modernismo, Mário de Andrade, após cursar as primeiras letras, matricula-se na Escola de Comércio Álvares Penteado, mas logo abandona o curso para ingressar, em 1911, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. No ano de 1917 ocorrem quatro fatos importantes em sua vida:
- a morte de seu pai;
- a sua estréia literária: sob o pseudônimo de Mário Sobral é publicada a obra "Há uma Gota de Sangue em Cada Poema";
- a conclusão do curso de piano;
- o início da amizade com Oswald de Andrade.
Em 1920 já é integrante do grupo modernista de São Paulo. Em 1921 está presente no lançamento do Modernismo no banquete do Trianon. Ainda nesse Oswald de Andrade publicou um artigo, no jornal do Comércio, no qual chamava Mário de Andrade de "meu poeta futurista", Isso se deu porque ele leu os originais de "Pauliceia Desvairada", livro que seria publicado no ano seguinte e representaria o primeiro livro de poemas modernistas brasileiro.
No ano de 1922, junto com Oswald de Andrade, participa ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922. No segundo dia de espetáculos, durante o intervalo, em pé na escadaria, Mário de Andrade lê algumas páginas da obra "A Escrava que não é Isaura". O público, como já era esperado, reagiu com vaias. Ainda nesse ano publica Paulicéia Desvairada, cujo "Prefácio Interessantíssimo" lança as bases estéticas do Modernismo. Ainda nesse período colabora com as revistas Klaxon, Estética, Terra Roxa e Outras Terras e é nomeado professor catedrático do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Em 1925, com o livro de ensaios "A Escrava Que Não é Isaura" afirma-se no cenário literário como um dos grandes teóricos do modernismo. Três anos depois, em Macunaíma, misto de romance, epopéia, mitologia, folclore e história, traça um perfil do brasileiro, com seus defeitos e virtudes, criando a saga do "herói sem caráter". Por volta de 1934, Mário torna-se chefe do Departamento de Cultura de São Paulo. Quatro anos depois, por motivos políticos, afasta-se do cargo e muda-se para o Rio de Janeiro, onde exerce o cargo de professor da Universidade do Distrito Federal. Lá fica pouco tempo, a forte ligação com São Paulo o fez regressar. A Segunda Guerra Mundial parece ter afetado profundamente o poeta, que falece na tarde de 25 de fevereiro de 1945.
Em seu livro de estréia "Há uma gota de sangue em cada poema", feito sob o impacto da Primeira Guerra, Mário apresenta poucas novidades estilísticas. Mas isso já foi o suficiente para incomodar a crítica acadêmica. Sua poesia modernista só vem a tona no livro "Paulicéia Desvairada", inspirada na análise da cidade de São Paulo e seu provincianismo. Nessa obra o autor rompe definitivamente com todas as estruturas do passado.
Além de poesia, Mário de Andrade escreveu contos e romances. Os contos mais significativos acham-se em "Belazarte" e em "Contos novos". No primeiro, a escolha do assunto predominante (o proletariado em seu problemático dia-a-dia) mostra a preocupação do autor na denúncia das desigualdades sociais. No segundo, constituído de textos esparsos reunidos em uma publicação póstuma, estão os contos mais importantes como "Peru de Natal" e "Frederico Paciência".
Em seu primeiro romance, "Amar, verbo intransitivo", Mário desmascara a estrutura familiar paulistana. A história gira em torno de um rico industrial que contratou uma governanta (Fräulein) para ensinar alemão aos filhos. Na verdade, essa tarefa era apenas uma fachada para a verdadeira missão de Fräulein: a iniciação sexual de Carlos, filho mais velho do industrial.
Na obra "Macunaíma", temos, talvez, a criação máxima de Mário de Andrade. A partir da figura de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, temos o choque do índio amazônico com a tradição e a cultura européia. O romance pode ser assim resumido: Macunaíma nasce sem pai, na tribo dos índios Tapanhumas. Após a morte da mãe, ele e os irmãos (Maamape e Jinguê), partem em busca de aventuras. Macunaíma encontra Ci, Mãe do Mato, rainha das Icamiabas, tribo de amazonas, faz dela sua mulher e torna-se Imperador do Mato-Virgem. Ci dá à luz um filho, mas ele morre e ela também, (Ci se transforma na estrela beta do Centauro). Logo em seguida, Macunaíma perde o amuleto (muiraquitã) que ela lhe dera. Sabendo que o amuleto está nas mãos de um mascate peruano que morava em São Paulo e que na verdade é Piaimã, o gigante antropófago, Macunaíma, acompanhado dos irmãos (Jiguê e Maanape), rumam ao seu encontro. Após inúmeras aventuras em sua caminhada, o herói recupera o amuleto, matando Piaimã. Em seguida, Macunaíma volta para o Amazonas e, após uma série de aventuras finais, sobe aos céus, transformando-se na constelação da Ursa Maior.
Principais Obras
Poesia:
Há uma Gota de Sangue em Cada Poema (1917);
Paulicéia Desvairada (1922);
Losango Cáqui (1926);
Clã do Jaboti (1927);
Remate de Males (1930);
Poesias (1941)
Prosa:
Primeiro Andar (1926);
Amar, Verbo Intransitivo: idílio (1927);
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928);
Belazarte (1934);
Os Filhos da Candinha (1943);
Contos Novos (1947)
Ensaios:
A Escrava que não é Isaura (1925);
Ensaio sobre a Música Brasileira (1928);
O Aleijadinho e Álvares de Azevedo (1935);
Namoros com a Medicina (1939);
O Baile das Quatro Artes (1943);
Aspectos da Literatura Brasileira (1943);
Padre Jesuíno de Monte Carmelo (1945);
O Empalhador de Passarinhos (1946)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O que é um Biscornu?






Queridos blogueiros, a nova mania agora entre as bordadeiras é o Biscornu. Mas o que vem a ser isso? Aqui está uma breve explicação:
Biscornu é um adjetivo francês que significa “aquele que tem uma forma irregular, com projeções” ou “complicado e bizarro”. Para uma bordadeira, um Biscornu é uma pequena almofada de oito faces, bordada, que pode ser usada como almofada de alfinetes, ornamento para árvores de Natal, porta-chaves, decoração de telemóvel, um saché para perfumar gavetas e armários, entre outros. Aparentemente, fazer um Biscornu pode parecer difícil, mas não é! Na verdade, se o gráfico que lhe serve de base for simples de executar, pode-se fazer um Biscornu em poucas horas. Depois, é só acrescentar uma fita, um cordão, umas miçangas, uma argola de porta-chaves e esta linda almofadinha muda logo de função.
Por hoje deixo vocês com esses gráficos, mas assim que conseguir outros, eu coloco aqui no blog.
Bom feriado a todos.




sábado, 21 de fevereiro de 2009

Alguns Corações







Achei esses corações muito fofos e resolvi postá-los. Sei que a época é de Carnaval, mas em se tratando de romantismo, qualquer época é propícia.
Bons bordados.



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval


Olá queridos blogueiros, quero desejar a todos um ótimo final de semana e um excelente feriado. Aproveitando a deixa, alguns gráficos alusivos ao Carnaval.
Beijos.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Prêmio "SOMOS MULHERES BEM RESOLVIDAS"

Recebi este selinho da minha madrinha Cláudia (http://claudiamaosdefada.blogspot.com/) e adorei. Obrigada querida dinda.
As regrinhas são:

1 - Exibir a imagem do selo
2 - Postar o link do blog de quem recebi o selo
3 - Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo

As dez blogueiras que dedico o Prêmio são:

1 - Yameize
2 - Nandilene
3 - Vanessa B.M.
4 - Aline
5 - Gabriela Bianchini
6 - Rita
7 - Ana Carolina
8 - Carla Lina
9 - Isadora
10 - Nandi

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Será que ela tem chances no Miss Brasil 2009?


O que vocês acham da Miss Cascavel, eleita Miss Paraná, será que ela tem alguma chance de chegar às finais no Miss Brasil? Opinem.

Mais algumas fotos da nova Miss Paraná




Eleição da Miss Paraná 2009


Queridos blogueiros, sábado, dia 14 foi realizado na cidade de Maringá o concurso Miss Paraná. A vencedora foi a universitária Karine Martins. A representante de Cascavel competiu com outras 55 candidatas e irá representar o Estado no Miss Brasil.
A Miss foi coroada por sua antecessora Bronie Cordeiro Alteiro, de Umuarama, que foi semifinalista no Miss Brasil 2008.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º lugar: Cascavel - Karine Martins de Souza (Miss Paraná 2009)
2º lugar: Palotina - Michele Thaís Körber (1ª Princesa)
3º lugar: Califórnia - Fabiane Sampaio (2ª Princesa) *
4º lugar: Maringá - Sara Fachini
5º lugar: Ponta Grossa - Karine Louise Osório
6º lugar: Umuarama - Cássia Penido
7º lugar: Cianorte - Bruna Bongiorno
8º lugar: Loanda - Carla Fernanda Araújo
* Desclassificada posteriormente por não cumprir o regulamento.
Parabéns Karine e boa sorte no Miss Brasil!
Abraços a todos.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

14 de Fevereiro - Valentine's Day



Origem
O feriado do dia dos namorados provavelmente origina-se da festa romana antiga de Lupercalia.Ninguém sabe exatamente quem foi o Santo Valentine. De fato, os registros da igreja mostram o mesmo Santo Valentine nomeado por dois povos. Ambos foram jogados na cadeia.
O Primeiro Valentine:
Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos convidavam um de seus deuses, Lupercus, para manter os lobos afastados. Por isso, um festival era oferecido em honra de Lupercus e comemorado no dia 15 de fevereiro. Lembrando que o calendário era diferente naquele tempo.
Como um dos costumes do povo, no início do festival de lupercalia, os nomes das meninas romanas eram escritos em pedaços de papel e colocados em frascos. Cada homem escolheria um papel. A menina cujo nome era escolhido devia ser sua namorada durante aquele ano.
Valentine era um padre em Roma, quando o cristianismo era uma religião nova. O imperador nesse tempo, Claudius II requisitou que os soldados romanos não se casassem. Claudius acreditava que, como homens casados, seus soldados iriam querer permanecer em casa com suas famílias ao invés de lutar nas guerras.
Valentine foi contra o decreto do imperador e casava secretamente os jovens. O padre foi preso e julgado à morte. Valentine morreu em 14 de fevereiro, no mesmo dia do feriado romano de Lupercalia. Após sua morte, Valentine foi considerado santo.
O Segundo Valentine:
O segundo Valentine foi preso por ajudar alguns cristãos. Enquanto na cadeia, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro. Seu amor por ela e sua grande fé operaram um milagre, curando a sua cegueira.
Antes de ele ser morto (diz-se que foi decapitado em 14 de Fevereiro do ano 269 D.C.), enviou-lhe uma mensagem de despedida assinada: "De seu Valentine". Esta frase tem sido usada, desde então, em cartas de amor.
O Feriado:
No ano 496, o Papa Celasius decidiu adotar 14 de Fevereiro para honrar a memória de St. Valentine (não se sabe ao certo qual dos dois, ou se os dois).
O feriado caiu no dia anterior ao festival romano de Lupercalia, em honra do deus Lupercus que protegia as colheitas e contra os lobos. Talvez de caso pensado para se ter uma festa cristã em contraponto ao festival pagão.
O festival de Lupercalia era comemorado em 15 de fevereiro. Com o passar dos anos, o "Valentine's Day" e o festival de "Lupercalia" foram unidos em um único feriado e transformaram-se em um momento mágico para se comemorar o amor e a afeição.
No BRASIL:
No Brasil, comemoramos o Valentine's Day como Dia dos Namorados, em 12 de Junho.

Nos Estados Unidos:
Nos dias que antecedem a 14 de Fevereiro, as lojas, as livrarias e as drogarias apresentam uma grande variedade de cartões, chamados Valentines. De fato, o "Valentine's Day" é o segundo feriado mais comemorado nos EUA, somente atrás do natal, em número de cartões enviados através dos correios. Há Valentines (cartões) especiais, com as mensagens dirigidas a membros específicos da família.
O Cupido, outro símbolo do feriado, tornou-se associado a ele porque era o filho de Venus, deusa romana do amor e da beleza e aparece freqüentemente nos cartões do Valentine's Day. Para os namorados e amigos, há Valentines em qualquer estilo imaginável: sentimentais, tímidos, sofisticados, humoristas e até desafiadores.
Os adultos normalmente compram Valentines para acompanhar um presente mais elaborado, tal como doces, flores ou perfumes. Os estudantes apreciam comprar ou fazer Valentines para seus amigos e professores.




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Semaninha Bule e Xícaras





Achei muito fofa essa semaninha, espero que gostem também.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Semaninha de Flores





























Estou colocando alguns gráficos de semaninha. Particularmente, adoro esse de flores. Logo irei colocar mais alguns que tenho e acho todos lindos. Boa semana a todos.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Aos Apaixonados por Misses


Olá a todos, hoje quero falar um pouco de misses. As fotos são das top 2 do concurso de Miss Universo de 1974 até 2008. Quero saber qual o MELHOR e qual o PIOR Top 2 desde 1974?
Agradeço a todos pela participação.
Amanhã vou publicar uma semaninha para as apaixonadas por bordados.
Bom final de semana.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Selinho Chegando Amizade


ESTE SELINHO GANHEI POR TER SIDO UMA DAS 5 PRIMEIRAS A COMENTAR NO BLOG DA LUCIANE. OBRIGADA QUERIDA AMIGA, ADOREI TUDO.
A REGRA É: AS 5 PRIMEIRAS AMIGAS QUE DEIXAREM UM COMENTÁRIO, PODERÁ LEVAR O SELINHO.

Mega Blog


O desafio consiste nos 7 Pecados Capitais.O objetivo deste é indicar uma confidência nossa sobre este assunto.
Gula
Sei que como um pouco além do que devia, mas quero e vou me controlar quanto ao excesso. Comer sim, mas com moderação.
Avareza
Acho que sou mais ciumenta do que avarenta.
Inveja
Não sei nem por que razão existe inveja, devemos trabalhar para conseguir o que almejamos e não ficar cobiçando o que pertence ao outro.
Ira
Já sofri desse mal. Agora sou eu que a domino e não o contrário.
Soberba
Tenho orgulho de ter a família com a qual convivo, me orgulho de ter aprendido o que hoje faz parte da minha vida que é o artesanato. Não sei como fiquei tanto tempo sem ele.

Luxúria
Sou uma pessoa que não costumo ostentar luxo. Sou simples em tudo que faço e vivo minha vida sem muita luxúria.

Preguiça
Todos sofremos desse mau, e de vez em quando não acho problema algum ficar sem fazer nada, só pensando na vida...

PASSO ESSE DESAFIO E TROFÉU PARA AS AMIGAS DOS BLOGS:
- Artesanato e Criatividade: http://artesanatoecriatividade.blogspot.com/´
- Entre Meadas, Agulhas e Gráficos: http://katyafranco.blogspot.com/
- Gráficos de Ponto Cruz: http://ticha-1.blogspot.com/

Meus Primeiros Mimos


Recebi este Troféu do Blog:http://luhhcroche.blogspot.com/
Este selo está sendo enviado aos blogs amigos que me acompanham, estão presentes nesta minha caminhada.Aos Blogs especiais, pois retratam fortes sentimentos, ensinamentos verdadeiros, paz, tranquilidade, AMOR, DETERMINAÇÃO e .
Parabéns aos Blogs que trazem artigos verdadeiros, honestos, fidelidade a Deus e com os amigos.Cada ganhador deve enviar a 10 Blogs.Cada ganhador deve deixar uma frase sobre uma das 3 palavras: AMOR, DETERMINAÇÃO e .
AMOR
É O SENTIMENTO MAIS NOBRE QUE O SER HUMANO TEM. DEVEMOS TER AMOR POR TUDO QUE FAZEMOS E BUSCAMOS FAZER. SEM AMOR NADA SERIA.

DETERMINAÇÃO
DETERMINAÇÃO É A PALAVRA CHAVE PARA CORRERMOS ATRÁS DOS NOSSOS SONHOS. E COM A MESMA DETERMINAÇÃO, TENTAR REALIZAR BOA PARTE DESSES SONHOS. SÓ TEMOS QUE TOMAR CUIDADO PARA NÃO CONFUNDIR DETERMINAÇÃO COM TEIMOSIA.

É COLOCAR DEUS EM TUDO O QUE VOCÊ FAZ. ACREDITAR NELE COMO A FORÇA PROPULSORA QUE GUIA SUA VIDA. NÃO DEVEMOS PERDER A FÉ NUNCA.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Recebi e quero partilhar com Vocês


Olá a todos, recebi esse texto e gostaria muito de compartilhar com vocês. Junto com ele coloco o primeiro gráfico do blog. Beijos
1- Em casos como AUTOESTIMA, o hífen cai. A sua é que não pode cair.
2- Em algumas palavras, o acento desaparece, como em FEIÚRA. Aliás, poderia desaparecer a palavra toda.
3- O acento também cai em IDÉIA, só que dela a gente precisa. E muito.
4-O trema sumiu em todas as palavras, como em INCONSEQUÊNCIA, que também poderia sumir do mapa. Assim, a gente ia viver com mais TRANQUILIDADE.
5-Mas nem tudo vai mudar. ABRAÇO continua igual. E quanto mais apertado, melhor.
6-AMIZADE ainda é com "z", como vizinho, futebolzinho, barzinho.
7-Expressões como "Eu te amo." continuam precisando de ponto. Se for de exclamação, é PAIXÃO, que continua com "x", como ABACAXI, que, gostando ou não, a gente vai ter alguns para descascar.
8 - SOLITÁRIO ainda tem acento, como SOLIDÁRIO, que só muda uma letra, mas faz uma enorme diferença.
9- CONSCIÊNCIA ainda é com SC, como SANTA CATARINA, que precisa tocar a vida pra frente.
10-E, por falar em VIDA, bom, essa muda o tempo todo, e é por isso que emociona tanto.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Divulgando mais uma Troquinha


Bom dia a todos, estou disponibilizando aqui no blog a Troca dos Signos da amiga Paula do blog Clube das Troquitas. Nesta troca teremos que enviar:
- Algo feito por nós, alusivo ao tema;
- Algo comprado, alusivo ao tema;
- Um mimo;
- Material que a parceira use (2 no mínimo);
- Doces;
- Prazo de inscrição: 07 de Fevereiro
- Divulgação das parceiras: 08 de Fevereiro

Participem!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Troquinha da Joaninha


Em primeiro lugar quero agradecer as visitas ao blog e agradecer as novas amizades que estou conquistando, é muito gratificante.
Estou disponibilizando aqui no blog a Troquinha da Joaninha da amiga Luciane do blog Luh Crochê - http://luhhcroche.blogspot.com
As regas para participar da troquinha são:
- 01 peça que sua parceira use (ela te dirá);
- 01 peça feita por você alusiva ao tema;
- 01 peça comprada alusiva ao tema (qualquer lembrancinha... nada muito caro);
- 01 mimo surpresa;
- guloseimas a vontade.
Data de inscrição: 03/02/09
Fim da inscrição: 10/03/09
Divulgação das duplas: 11/03/09
Prazo para entrega: 10/04/09

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Love Quilts - Acolchoados de Amor



Olá amigos frequentadores do blog, é com grande prazer que apresento a vocês os bloquinhos bordados em étamine para a confecção de acolchoados a crianças com sérios problemas de saúde.
Sou voluntária do projeto desde janeiro de 2005 e fico muito feliz em ver, não só uma, mas várias crianças sorrirem.
Para saber mais sobre o projeto Love Quilts, acesse: www.lovequiltsbrasil.org
Postar vários bloquinhos do projeto.

Vera Fischer, Miss Brasil no Miss Universo 69

OBRIGADA PELA VISITA!

HOMENAGEM AS VERA DO MISS BRASIL

HOMENAGEM AS VERA DO MISS BRASIL

BELEZAS PARANAENSES

BELEZAS PARANAENSES

BELEZAS NACIONAIS

BELEZAS NACIONAIS

EU SOU VOLUNTÁRIA

EU SOU VOLUNTÁRIA
Faça uma Criança Sorrir

Flávia vivendo em coma


Ganhei da Ana Paula e da Luh

Ganhei da Sandy

DADOS PARA TROQUINHAS

- Aniversário: 01/07
- Cor favorita: azul, vermelho, lilás, verde, branco, prata
- Guloseimas: chocolate (preto e/ou branco)
- Técnicas que faço: ponto cruz, ponto oitinho, feltro, patchcolagem, tear de pregos e crochê de grampo
- Materiais que uso: meadas, tecidos, toalhas para bordar, revistas
- Material de papelaria: todos
- Gosto de: ursinhos, cachorrinhos, flores, borboletas, joaninhas e abelhinhas
- Animais: cachorros e ursos
- Chá: não gosto. Prefiro café com leite
- Flores: tulipa, orquídea, margarida, lírio, hortênsia
- Personagens: Pato Donald, Pluto, Ursinho Pooh, Branca de Neve, Hello Kitty
Blog criado em 01/02/09